Whatsapp's de Atendimento
close

Surgiu uma oportunidade melhor para mim

13 de maio de 2019

Quantas vezes você já ouviu alguém se desligando da sua empresa dizendo “É que surgiu uma oportunidade melhor para mim”?

Em grande parte das pesquisas de clima organizacional que tenho realizado em diversos clientes no Brasil, três fatores se destacam na questão:

Quais motivos te levariam a se desligar da empresa?

1º Lugar: Salários melhores;

2º Lugar: A oportunidade de crescer e se desenvolver;

3º Lugar: Bom Ambiente de Trabalho;

Concordo que o salário sempre será o campeão, contudo quando o empregado vê na empresa que trabalha a oportunidade de crescer e desenvolver-se, ele até aceita o trabalho e fica por um certo tempo. Porem quando esta oportunidade não acontece imediatamente este colaborador, passa a fazer uma coisa que podemos chamar de olhar para “a grama do vizinho” ou seja o colaborador começa entregar Curriculum para diversas empresas, seja por correio, e-mail, amigos, agências de emprego, LinkedIn, facebook e outros.

 

É nesta hora que começam acontecer coisas muito chatas por parte dos empregados: as “Entrevistas Secretas”, começam a “ficar doentes” mas não apresentam atestado médico, precisa sair mais cedo ou chegar mais tarde para “resolver um probleminha pessoal”, começam a ficar mais calado do que antes, já não despede-se ao final do expediente do colegas, ficam menos produtivos durante o dia, entre outros comportamentos suspeitos.

Quando isso começa acontecer, pode ter certeza que ele já participou de uma “ENTREVISTA SECRETA DE EMPREGO”, onde já visitou uma ou mais empresas, falando das suas habilidades, das experiências e da expectativas que tem para trabalhar naquela “tão conceituada empresa”, e quando menos se espera ele chega para você depois de um tempo em que você não o dispensou para ele sacar o FGTS, você ouve então à afirmação “Eu preciso conversar com você”. Este é o primeiro sinal do PEDIDO DE DEMISSÃO.

 

Na sequencia ele fica meio sem jeito, começa a dar voltas no assunto e por fim diz, “Estou me desligando da empresa” pronto, nesse momento quando você tenta descobrir os motivos do desligamento, logo agora que o empregado estava ficando pronto, com as habilidades e agilidades para executar as tarefas com maior qualidade, vai se desligar?!!

Você vai ouvir “É que surgiu uma oportunidade melhor para mim” e não pude recusar. A empresa me chamou, estão precisando muito de mim.

Veja bem, pense comigo, como que surgiu a oportunidade? Como a empresa achou o telefone dele? Que dia e que hora ele foi fazer a entrevista? Quem mais na empresa sabia disso?

Sempre digo em minhas palestras: imagine um homem casado, com filhos, ou seja, que tenha um relacionamento firme, um compromisso. Um dia chegar em casa disser a amada esposa:

Querida, preciso falar com você! Veja bem, vamos ter que terminar, pois surgiu uma “oportunidade melhor para mim”, sabe como é, foi bom o tempo que ficamos juntos, mas será melhor para mim, eu aprendi muito com você e não posso deixar passar esta oportunidade; conheci uma pessoa mais jovem, rica, sem filhos, e me deu uma oportunidade.

Para que uma “oportunidade” dessa tenha acontecido, no mínimo trocou olhares, conversou com a pessoa, passou o número do celular, adicionou nas redes sociais, marcou encontros, e ai por diante.

 

Não existe “surgiu uma oportunidade para quem já tem compromisso sério com outro”. Quem quer desligar-se, no tempo que está trabalhando com você, já está mandando curriculum para outras empresas já faz muito tempo. E com certeza já esta participando de “Entrevistas Secretas”, tratando negociações, combinando tarefas e responsabilidades, salários, e assim por diante.

Para evitar essas situações é fundamental sua empresa criar oportunidade para melhorar o relacionamento profissional, feedback e medir desempenho na carreira.

Quando a empresa investe em treinamentos In Company, os colaboradores se desenvolvem, melhoram o relacionamento interno, tem uma equipe mais comprometida, os clientes ficam satisfeitos e com isto maior rentabilidade, ou seja, lucro que é o que mais interessa aos empresários.

Pense nisso, e elabore um plano de carreira para sua empresa atual.

Forte abraço,

Coach Douglas Camillo 

null_img
null_img