Whatsapp's de Atendimento
close

As Empresas não investem em mim

13 de maio de 2019

Alguns dos fatores determinantes para redução da rotatividade nas empresas estão relacionados há: Plano de Carreira, Equilíbrio na vida pessoal e profissional e possibilidades de crescimento.

Muitas vezes em minhas consultorias, durante a adequação do plano de cargos e salários onde a questão da qualificação é fundamental para que os empregados possam permanecer no cargo ou ser promovidos, é necessário identificarmos os treinamentos e conhecimentos adquiridos para o cargo. E eu pergunto: “quais treinamentos relacionados à sua carreira profissional você fez nos últimos 5 anos?

Ou até mesmo para novos candidatos faço a mesma pergunta. Estou acostumado ouvir: “a empresa não investe em mim” ou “não tenho tempo para estudar”, e o pior “não tenho dinheiro para treinamentos”.

No mundo dos negócios os grandes profissionais com bons salários possuem graduação, pós-graduação e muitas horas de treinamento.

Sem treinamentos adequados, as pessoas atuam sem método. Atletas de sucesso, por exemplo, além do enorme talento, treinam muito. Profissionais de alto nível nos esportes e nas artes investem 98% de seu tempo se apresentando em público.Muitas empresas e pessoas fazem o contrário. Investem 2% do tempo em treinamentos e 98% na execução das tarefas.

 

Esforço sem talento ou talento sem esforço não geram resultados consistentes. Não se conhecem casos documentados, nem do mais talentoso ou genial em seu campo de ação, de alguma pessoa que tenha obtido a excelência com menos de 10 mil horas de prática.Pesquisas apontam que amadores totalizam 2 mil horas de treinamento, enquanto os profissionais na mesma idade chegam a 10 mil horas. Faça uma análise rápida agora. Quantas horas de treinamento você tem?

O filósofo grego Aristóteles já dizia há mais de 2.300 anos: “Somos aquilo que fazemos repetidamente. A excelência não é um ato, mas um hábito”. Uma pessoa preparada gera muito mais resultado em pouco tempo de trabalho do que uma pessoa despreparada em 30 dias.

Treinar é fundamental para o sucesso das pessoas e da empresa, quanto mais treinamento e preparação menos esforços.

 

A bíblia diz em Eclesiastes 10:10 – “Um machado sem corte exige que o lenhador faça o dobro da força; mas quem é inteligente, afia o machado”.

Pense comigo, quem é que deve investir no conhecimento dos empregados? A empresa ou o próprio empregado?

Como podemos ter profissionais qualificados, capacitados, que gerem resultados positivos para nossas empresas, se 90% da equipe vive perdendo seu tempo assistindo televisão, vendo programas inúteis, perdendo tempo na internet, publicando fotos de bebidas, churrascos, passeio com os amigos, em redes sociais?

Vivem em uma época onde o circunstancial é altíssimo, e o urgente domina as empresas, pessoas não sabem de onde vêm e principalmente para onde vão.

É mais fácil vermos pessoas desviando o foco profissional para o lazer virtual que a tecnologia possibilita. Concordo que a tecnologia nos ajuda muito nos negócios, porém existe uma porta enorme de possibilidades para as pessoas perderem o foco e encher a cabeça de lixo virtual.

E é este tipo de gente que vai trabalhar na minha e na sua empresa, onde não tem nada a oferecer, e quanto mais nós desejarmos competências e agilidade no trabalho, mais será a dificuldades deles nos entregar.

Daí caro leitor, infelizmente é impossível manter o contrato de trabalho, e teremos que desligar o “fulaninho”, pois pagar salário para quem não tem capacidade de gerar resultados é prejuízo.

Devemos manter em nossas empresas pessoas de caráter, pessoas com competência, focadas na qualidade e metas da empresa, estas sim devem continuar fazendo parte da nossa empresa. Quem não tem compromisso consigo mesmo não terá no trabalho, quem não investem no autoconhecimento não investira no conhecimento dos seus negócios.

Pense nisso. 

Coach Douglas Camillo

 
null_img
null_img